Campanha Eu Reciclo!

Por que precisamos de uma solução?

Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado. Essas metas são progressivas e buscam direcionar as empresas a adequarem seus processos a fim de serem alcançadas taxas de reciclagem cada vez mais altas no país. Ainda assim, os altos custos de logística e reciclagem dificultam o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e a implementação da logística reversa nas empresas.

A inspiração

A Europa foi precursora de um sistema de compensação ambiental que tornou possível a reciclagem de 66% das embalagens da União Europeia¹. A lógica por trás da metodologia é simples: desenvolver a cadeia de reciclagem através de contínuos investimentos por parte do setor privado. Essa experiência serviu de inspiração para o desenvolvimento da solução eureciclo: um modelo de compensação ambiental aplicado à logística reversa que visa atender a realidade social e econômica única do Brasil.

Metodologia

Dessa forma, ao adotar a solução eureciclo, as empresas destinam recursos para a cadeia de reciclagem a fim de mitigar o impacto ambiental de suas embalagens pós-consumo e recebem em troca Certificados de Reciclagem. Os Certificados comprovam que uma determinada massa de embalagens dentro dos grandes grupos (papel, plástico, vidro ou metal) foi direcionada à reciclagem pelos operadores. Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado pela empresa.

Impacto

A renda extra destinada à cadeia de reciclagem pelas empresas, além de formalizar e valorizar seus agentes, também cria incentivos para que, no médio e longo prazo, o setor aumente seu potencial e as taxas de reciclagem no país se elevem. Os investimentos são usados nas maiores necessidades desses parceiros, como: no aumento da capacidade, com a compra de equipamentos, veículos e contratação de mais funcionários; nas despesas gerais de coleta, salários, estrutura, equipamentos de segurança; ou em melhorias das instalações.

Gostou? Compartilhe:

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação.